27 / 03 / 09
Para tentar amortecer os impactos da pavimentação da rodovia BR-319, que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM), o estado do Amazonas oficializou na quinta-feira (26) a criação de seis unidades de conservação na área de influência da estrada, um dos principais empreendimentos logísticos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Amazônia.
A criação das UCs – um parque estadual, uma reserva extrativista, duas reservas de desenvolvimento sustentável e duas florestas estaduais – responde parte da exigência para concessão do licenciamento ambiental da obra, que chegou a ser suspenso em setembro pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
Na época, o ministro defendeu a implantação do que chamou de “bolsão verde” em torno da rodovia.
A construção de rodovias no meio da floresta costuma incentivar o desmatamento nas áreas próximas, com o chamado efeito “espinha de peixe”, com a abertura de estradas vicinais a partir de novas derrubadas.
Na BR-163, que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA), por exemplo, o anúncio da pavimentação elevou o desmatamento na área em 500%.
Juntas, as unidades de conservação somam 2,3 milhões de hectares. Em 2008, cinco UCs federais também foram criadas na área de influência da rodovia.
Ao todo, 28 unidades deverão compor o mosaico de proteção em torno da estrada.
As unidades de conservação criadas hoje foram o Parque Estadual Matupiri, a Reserva Extrativista Canutama, as Reservas de Desenvolvimento Sustentável Matupiri e Igapó-Açu e as Florestas Estaduais Canutama e Tapauá.
Fonte: Luana Lourenço/ Agência Brasil